Projeto “Índios: Existência e Resistência”
O trabalho se pautou em questões de
conhecimento e respeito em relação à cultura indígena, conhecendo e
entendendo a forma de viver, criar e pensar dos primeiros habitantes do nosso
país. As atividades desenvolvidas trouxeram um compromisso com a emissão de
conceitos pós-conhecimento e experimentações, afastando qualquer hipótese de
julgamentos pré-definidos ou influenciados por divulgações tendenciosas. A
importância do conhecimento da história de um povo que faz parte da nossa
história é confirmada quando questões são pensadas e discutidas de forma
construtiva e saudável. Os povos indígenas nos ensinaram a respeitar a natureza,
a tirar dela o sustento, a contar histórias fantasiosas e esperançosas, a
praticar hábitos dos quais conservamos até hoje.
A
pintura corporal indígena foi vivenciada através dos grafismos desenhados na
pele com tinta guache preta. Os temas foram entendidos e escolhidos pelos
alunos tendo como referência as divisões estabelecidas em tribos indígenas
brasileiras como Kaiapós, Pataxós e Karajás. A manipulação de argila e
produção de vasos utilitários feitos de forma artesanal, com acabamento decorativo
também foi realizada e vivenciada pelos estudantes. As performances e
práticas ritualísticas indígenas também foram abordadas na teoria e prática
deste projeto através das máscaras produzidas e utilizadas pelos índios em
diversas ocasiões, seja de crença, de rituais sagrados, casamentos, nascimentos
e outros. Foi abordada também a presença indígena
na arte contemporânea, através dos artistas “Xadalú”, “Nunca” e “Crânio”.
Trabalho desenvolvido com os alunos do 5º e 8º anos do Ensino Fundamental.
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